6 Dicas Para Aumentar A Captação De Clientes Da Sua Imobiliária 12 Feb 2019


Toda imobiliária necessita aumentar a captação de clientes, uma vez que conquistar mais consumidores é uma competência central a ser desenvolvida para que o negócio possa crescer e se sobressair diante da concorrência. Contudo, essa tarefa não é fácil e exige um trabalho árduo de toda a equipe, com postura proativa e muita disposição.

Pensando nesse importante tema, apresentaremos, neste artigo, 6 dicas para ajudá-lo a aumentar a captação de clientes da sua empresa. Continue a leitura para conferir!

1. Conhecer o seu público-alvo

Uma das principais dicas para ajudá-lo a aumentar a captação de clientes em sua imobiliária é: conheça a fundo o seu público-alvo. Cada comprador tem necessidades diferentes e, portanto, deve receber ofertas de acordo com o seu contexto. Não adianta, por exemplo, fazer uma proposta sobre a venda de um apartamento em um bairro nobre da cidade sendo que a pessoa está buscando um pequeno imóvel com o desejo de fazer plantações no quintal.

Para traçar o perfil dos seus clientes, é preciso realizar alguns questionamentos, como os que apontamos a seguir.

  • Quais são os objetivos dos seus clientes?
  • O que eles buscam?
  • Quais são suas rotinas de vida?    

Após responder essas e outras perguntas, você será capaz de compreender o que pode ser mais adequado para vender ao seu consumidor e ter sucesso na negociação.

Mais um cenário possível: se você tem clientes jovens que estão buscando comprar o primeiro imóvel, não é prudente oferecer casas maiores com um preço alto a ser pago, pois muitas dessas pessoas ainda não têm rendas compatíveis com o nível econômico exigido para esse tipo de aquisição. Nesse caso, o melhor a se fazer é ofertar unidades que facilitem o pagamento e com financiamento em um prazo maior.

Assim, é fundamental analisar o comportamento do seu público e entender o modo de vida das pessoas para, em seguida, definir quais são as melhores estratégias de comunicação a serem utilizadas para aumentar a captação de clientes.

2. Cuidar do seu marketing pessoal

Além de conhecer a sua base de consumidores mais a fundo, é importante cuidar do seu marketing pessoal para conquistar mais clientes e ganhar credibilidade no mercado. Devemos levar em consideração que a exigência para desenvolver um bom trabalho está maior, uma vez que o poder de escolha do cliente aumentou bastante, diante da enorme concorrência. Com isso, quem trabalha com imobiliária necessita transmitir uma imagem interessante para atrair os consumidores.

Para cuidar do seu marketing pessoal, você deve se preocupar, inclusive, em fazer uma boa apresentação física, com o uso de roupas adequadas à ocasião e que transmitam uma imagem de confiança, pois isso é umas das coisas que o cliente vai observar no primeiro contato. Também é essencial trabalhar a comunicação para que a fala seja clara e certeira, tomando cuidado com vícios de linguagem e inadequações gramaticais.

Os cuidados com o marketing pessoal incluem a necessidade de estudar com atenção tudo o que você vai dizer aos consumidores. É preciso ter segurança nas informações e soluções que você está entregando, pois isso contribui para que conquiste credibilidade diante das pessoas.

3. Aumentar seu networking

Aumentar seu networking é imprescindível para ter mais acesso a oportunidades de negócio e poder expandir as suas chances de conquistar novos clientes. Para isso, você deve manter um relacionamento sólido com seus contatos, sempre se preocupando em interagir com eles e se fazendo ativo na vida dessas pessoas em situações diversas.

Assim, vale a pena organizar os seus contatos em planilhas com as principais informações sobre eles, como profissão, telefone, observações sobre datas importantes, entre outros dados. Outra dica interessante é estar presente, sempre que possível, em eventos da área. Por exemplo, a participação em cursos, palestras e conferências do ramo imobiliário é uma ótima oportunidade para conhecer mais pessoas e aumentar a carteira de clientes.

4. Estar presente nas redes sociais

Estar presente nas redes sociais é mais uma forma de captar clientes para a sua imobiliária, uma vez que quase todas as pessoas estão de alguma forma conectadas a essas redes na atualidade. Contudo, não basta inserir likes e ganhar compartilhamentos: é preciso interagir com os usuários nessas redes para criar um relacionamento efetivo.

Assim, é recomendável investir tempo para responder todos os comentários com dúvidas e questionamentos sobre os serviços oferecidos. Da mesma forma, não encha as páginas com muitos anúncios, pois isso pode deixar a leitura cansativa e o cliente insatisfeito. O melhor a se fazer é nutrir as redes com conteúdos interessantes que chamem a atenção das pessoas para a leitura.

É saudável trabalhar na divulgação de notícias relevantes para o setor imobiliário, todavia, confira as datas das publicações antes de fazer a postagem, pois a apresentação de fatos ultrapassados pode prejudicar sua imagem. Lembre-se de que o uso das redes sociais deve ser feito com muita responsabilidade.

5. Produzir conteúdo relacionado ao mercado

Outra orientação fundamental é produzir conteúdo relacionado ao mercado imobiliário para atrair leads — consumidores em potencial — e iniciar contato com eles. Quando você se dedica à tarefa de gerar conteúdo de qualidade, as pessoas tendem a ficar interessadas no que você tem a oferecer e buscam aproximação.

As divulgações devem ser feitas com mensagens que chamem a atenção por meio da utilização de sites e redes sociais, solicitando que os leitores deixem e-mail ou telefone de contato. Faça uso das estratégias e ferramentas de marketing para trabalhar seus produtos e suas ofertas.

6. Realizar parcerias estratégicas

Por fim, para aumentar a captação de clientes da sua imobiliária, é essencial realizar parcerias estratégicas. Para isso, a orientação é contar com os benefícios de um sistema de franquias que ofereça soluções completas em consultoria imobiliária, o que pode aumentar o domínio de negociação e proporcionar o crescimento da clientela.

Neste artigo, mostramos 6 dicas para ajudá-lo a aumentar a captação de clientes da sua empresa, assim como ressaltamos a importância de otimizar esse processo para alcançar o crescimento desejado.

Fonte: Rede Lopes