Perfil do comprador de imóveis na era digital e dicas 27 Mar 2019


A internet não só revolucionou a forma como pessoas interagem, tanto em relações pessoais quanto profissionais. A facilidade de acesso à informação proporcionada por essa revolução tornou o consumidor mais informado e, consequentemente, mais exigente e com expectativas maiores.

Com isso, os modelos antigos de comunicação e vendas unilaterais não são mais eficazes e, muitas vezes, irritam o cliente, podendo até destruir marcas. Continue lendo esse post e entenda um pouco mais sobre o novo perfil do comprador de imóveis na era digital!

Estamos na era da informação rápida e acessível a todos. Com isso, as compras tornaram-se mais conscientes e os clientes atentos aos produtos e serviços que compram. Eles querem saber mais da qualidade, o histórico do vendedor, a opinião dos antigos clientes. Se todos esses itens estiverem alinhados ao valor e a forma de pagamento que eles buscam, eles certamente não deixarão de comprar da sua empresa.

Perfis comuns de compradores

É possível dividirmos alguns perfis de compradores de imóveis, afinal, mostra-se necessário diferenciá-los para saber como agir com cada um deles. 

Confira abaixo:

O investidor

Esse tipo de comprador normalmente é calmo, pois já possui residência própria e busca imóveis apenas para investir, ou seja, para comprar e alugar futuramente. Por esse motivo, eles não tem pressa em fechar o negócio, antes eles pensam e analisam todas as propostas e possibilidades.

Formando famílias

Alguns compradores de imóveis começam a busca por uma casa nova quando resolvem formar ou aumentar a família. Jovens casais que estejam planejando morar juntos ou ter filhos se encaixam nesse perfil de comprador.

É comum esse tipo de comprador necessitar de um financiamento para efetuar a compra, por esse motivo, busque sempre imóveis que caibam em um financiamento e seja adequado para o tamanho da família. É comum também  que esses compradores sejam de primeira viagem, ou seja, é normal ter esse perfil de comprador ao buscar o seu primeiro imóvel.

Comprador de liquidez

Semelhante ao investidor, esse perfil de comprador adquire imóveis para mais tarde vendê-los e lucrar com isso. A diferença, é que aqui o comprador busca imóveis com urgência, ou seja, procura por imóveis que o vendedor quer se desfazer logo, pagando à vista, reformando e vendendo depois.
Os imóveis ideais para esse perfil, são os que pertenciam a recém-divorciados, imóveis de herança ou de pessoas que foram à falência e precisam de dinheiro rápido.

Esses são os perfis mais comuns de compradores de imóveis, porém os corretores podem ter encontrado muitos outros diferentes por aí, afinal, cada caso é um caso e cada comprador também. Por isso é sempre importante manter o relacionamento e a conversa com o comprador, assim você compreende exatamente quais são suas intenções e o que ele quer ou precisa de verdade.

Velocidade nas respostas

A velocidade com que as informações repercutem na web obriga o corretor de imóveis as imobiliárias a também atuarem com a mesma velocidade. Não apenas para responder a dúvidas ou solicitações dos seus clientes, mas também para apresentar oportunidades de negócios no mercado imobiliário. Uma solicitação feita hoje tem que ser tratada no mesmo dia se possível, com a velocidade da informação em tempo de redes sociais as solicitações dos seus clientes precisam ser atendidas quase que em tempo real.

Três dicas para ter qualidade no atendimento online.

Ouça tudo o que seu cliente diz, esteja sempre que possível atento as redes sociais, os consumidores estão lá falando dos seus serviços da sua empresa ou dos seus concorrentes e você pode aprender muito ouvindo os seus clientes.

Mostre Interesse, sempre que resolver a solicitação do cliente mande um e-mail, mensagem ou ligue perguntando se está tudo certo, resumindo faça do problema do cliente o seu problema e verá como fica mais fácil concretizar a negociação, pois o cliente vai gostar de ver que o corretor de imóveis está preocupado com o seu problema, quem não gosta disso?

Seja sempre simpático com seus clientes, não tem coisa pior do que ser atendido por alguém que só esta interessado na venda e você percebe nitidamente que não quer atender as suas necessidades e sim só fechar uma venda. Não precisa ser a felicidade em pessoa todos os dias, mas mesmo que esteja em uns dias daqueles seja simpático com seus clientes e equipe de trabalho.

As imobiliárias e corretores de imóveis que não se adaptarem ao mundo digital e ao novo perfil do comprador de imóveis ficarão para trás, por isso, está mais do que na hora de você começar a rever as suas estratégias de marketing no mercado imobiliário.

Fonte: IBRESP ; publicidadeimobiliaria.