Por que Janeiro é o melhor mês para publicar imóveis na web? 12 Dec 2018


O mês de janeiro se aproxima e nesta época muitos corretores, imobiliárias e construtoras saem de férias ou trabalham com a equipe reduzida. Mas muitos não sabem que janeiro é um dos melhores meses do ano para anunciar imóveis.

Por que as buscas de imóveis aumentam em janeiro? Conheça os principais motivos para o primeiro mês ser excelente para anunciar imóveis na internet:

-Férias

Muitos acreditam que o primeiro mês do ano possui pouca procura por imóvel por ser um período de férias. Porém, este é maior o equívoco que cometemos. É, justamente, por ser época de férias que as pessoas estão com mais tempo para buscar imóveis para alugar ou imóveis à venda. Assim, tem mais tempo para visitar o imóvel, podem resolver as questões da burocracia dos processos de compra e locação sem precisar se ausentar do trabalho.

- Otimismo e Início do Ano Letivo

É no início do ano que as pessoas estão otimistas e com as energias renovadas e se sentem motivadas para realizar as suas metas e objetivos. E comprar um imóvel novo está entre os principais desejos para o Ano Novo. 

O início do ano também é o momento de transferência escolar, os jovens mudam de cidade para começar a estudar nas universidades paulistas, executivos que foram transferidos ao longo do ano e esperam por esta época para mudar efetivamente com a família.

13º salário

Entre novembro e dezembro muitos recebem um dinheirinho extra, como o 13º salário, além de bônus e participação no lucro de empresa (PL). Estes recursos podem ajudar para a entrada, as chaves, a documentação, ou até mesmo para reformar o imóvel.

- Oportunidades de Negócios

Nesta época muitos corretores tiram férias. Diante disso, a concorrência é menor, talvez esse seja o momento ideal para o corretor de imóveis repensar as suas estratégias e aproveitar ao máximo esse período de boas oportunidades e garantir mais contatos no mês de janeiro de 2019. Os profissionais que estiverem preparados terão chance de fechar excelentes negócios. 

- Portais imobiliários

Janeiro é um dos melhores meses para anunciar imóveis nos portais. Neste primeiro mês de 2018, os portais registraram aumento de 20% de internautas que buscaram imóveis em comparação com o mesmo período de 2017.

Historicamente, o primeiro mês do ano é um dos mais visitados e gera um pico muito alto de chamadas de novos clientes.

Para janeiro de 2019, é esperado um número de visitas maior aos anos anteriores.

 Mercado Imobiliário (re)aquecendo

Para 2019, os economistas acreditam na retomada do mercado imobiliário, que é impactado diretamente pela economia do país.  As quedas da inflação e dos juros animaram o consumidor. O setor se beneficia muito dessa confiança, pois ninguém compra imóvel quando se está com medo de perder emprego.

E de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), em novembro, o índice de Confiança do Consumidor (ICC) paulistano teve uma alta de 6,1%. Em relação ao mesmo período de 2017, o indicador avançou 10,1%.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) também anunciou novidades nas condições do financiamento imobiliário de imóvel pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Agora é possível financiar imóveis de até R$ 1,5 milhão com juros menores que as taxas de mercado.

O novo teto de financiamento promete agitar o mercado imobiliário e estimular a economia nacional. Pois com essa medida o efeito é multiplicador para várias áreas do país, seja ela a indústria civil, industrial, moveleira. E até gerar mais emprego.

De acordo com o presidente do Sindicato da Habitação – Secovi, Flavio Amary, o mercado imobiliário no Brasil é promissor e tem muito para expandir, pois há muitas oportunidades para explorar. "O déficit habitacional é muito grande para atender. Não temos nem uma casa por família. Temos um crescimento demográfico e precisamos produzir muito terreno, casa, apartamento e escritório. Por isso, pensando a longo prazo, o ramo imobiliário é muito promissor aqui no Brasil."