4 dicas práticas para melhorar a gestão de pessoas em imobiliárias 02 Aug 2018


Independentemente de questões como o modelo de negócio, o setor de trabalho ou as funções exercidas, pensar na gestão de pessoas é fundamental e pode ser decisivo na hora de delimitar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. A gestão de pessoas em imobiliárias não é um caso diferente.

Em uma empresa, ela interfere diretamente no contexto organizacional. Logo, está ligada diretamente a fatores como o clima do ambiente de trabalho, a percepção dos funcionários sobre a própria instituição, os resultados das equipes e da própria empresa etc. A administração de recursos humanos pode ser bem complexa, mas ela é essencial para o bom desenvolvimento de qualquer negócio.

Neste texto, você vai entender mais sobre a relevância de uma boa gestão de pessoas em uma imobiliária, bem como conhecer os desafios e algumas dicas de boas práticas a serem adotadas na sua empresa.

Interessado em saber mais sobre o assunto? Então continue com a gente até o final!

Qual o conceito de gestão de pessoas?

O termo gestão de pessoas abrange uma grande variedade de modelos práticos que são aplicados e adaptados de acordo com a realidade de cada empresa. Entretanto, não importa qual seja o caso, investir na capacitação dos colaboradores de uma instituição é essencial para alcançar bons resultados.

De acordo com o autor Idalberto Chiavenato, que é referência em administração e recursos humanos, podemos entender gestão de pessoas como uma associação de métodos, habilidades, técnicas e políticas de práticas definidas, que tem o intuito de ajudar na administração de ações internas e potencializar o capital humano dentro das empresas.

De maneira prática, a gestão de pessoas trata de fatores tão diversos como a missão, o perfil de líderes, os modelos de avaliações, as capacitações, as práticas internas, os valores das instituições e também de suas visões. Podemos falar que todo os tópicos citados possuem um mesmo objetivo em comum: o desenvolvimento de profissionais que formem uma grande corporação/sistema, conhecido também como organização, que consiga ter um ambiente saudável e em harmonia.

Os gestores são os responsáveis por atrair e reter talentos. Muitos problemas e até mesmo causas trabalhistas podem ser extintos das organizações caso a gestão seja eficiente.

O objetivo de uma administração não pode ser somente bater metas ou simplesmente vender muito. Mentiras, maus tratos e não levar em conta as regras da empresa são atitudes incoerentes para uma boa gestão de pessoas.

Atos incorretos não podem ser justificados por resultados e metas. É muito importante que os funcionários tenham chance de alcançar um bom desenvolvimento e desempenho dentro de uma empresa.

Qual a importância de um bom ambiente em uma imobiliária?

Dentro de qualquer empresa, um bom ambiente de trabalho é extremamente importante. O respeito entre os colaboradores e um ambiente funcional, no qual todos os profissionais são reconhecidos por seu trabalho, geram a melhora no desempenho de todos e, consequentemente, o aumento de resultados positivos.

Para isso, é muito importante que, antes da contratação de um funcionário, a empresa saiba exatamente o que esperar de cada profissional, a fim de saber o que deve exigir dos futuros contratados e permitir que eles também entendam quais vão ser suas funções na organização.

Lembre-se: para cada função existe um perfil adequado. É importante ter isso em mente até mesmo para evitar que haja uma insatisfação por parte do colaborador em realizar determinada função que não está de acordo com o seu perfil. Cada tipo de profissional possui suas próprias motivações, desafios, habilidades e conhecimentos teóricos e técnicos.

Quais são as principais dicas para colocar em prática a gestão de pessoas em imobiliárias?

Agora vamos pontuar algumas das principais orientações que você deve colocar em prática para que a gestão de pessoas dentro de seu negócio seja mais eficiente.

1. Investir no treinamento e no desenvolvimento pessoal da equipe

Mostrar que você se preocupa com os colaboradores da sua empresa pode gerar benefícios a curto, médio e longo prazo.

Investir na qualificação profissional dos seus funcionários é uma excelente forma de estreitar os laços de confiança entre eles e a sua empresa. Os funcionários vão entender que o investimento que está sendo feito neles demonstra o interesse da empresa em valorizá-los. Logo, vão ficar mais satisfeitos na hora de cumprir suas atividades e tarefas.

Os treinamentos ainda podem gerar excelentes resultados não só para a empresa, mas também para os clientes e leads, o que pode acarretar um aumento da fidelização da clientela.

2. Motivar os colaboradores

Para bons resultados, é extremamente importante que seus colaboradores estejam empenhados, gostando daquilo que fazem e também se sentindo motivados.

É fato que nem sempre é fácil prospectar clientes e vender imóveis. Logo, o desestímulo pode ser uma das consequências disso. Para reverter essa situação, quem lida com os recursos humanos deve estar atento.

Reconhecer o serviço dos profissionais, traçar metas, ajudar com problemas pessoais, controlar o número de atividades exercidas pelos seus profissionais e ter uma certa preocupação com eles já ajuda e pode motivá-los a enfrentar todos os dias a rotina de trabalho.

3. Oferecer e receber feedbacks constantemente

A comunicação é uma ótima ferramenta dentro de um ambiente de trabalho. Assim como dar feedback para os seus funcionários, é também importante saber escutar o retorno deles e saber quais são as necessidades que eles têm.

Promova reuniões e invista em um diálogo limpo e claro. Dessa forma, ambas as partes vão sair satisfeitas.

4. Preocupar-se com o clima organizacional da imobiliária

A cultura organizacional dentro das corporações é um tema muito abordado nos dias de hoje.

As gestões que se preocupam ativamente com o ambiente de trabalho acabam sendo mais eficientes e mostram melhores resultados que as demais.

Os profissionais que trabalham em harmonia com o ambiente da empresa e com sua profissão tratam melhor os clientes e, por isso, fecham mais negócios, o que faz com que sua empresa cresça juntamente com eles.

 

Fonte:Mooving