Apartamento para Venda/Aluguel com 3 quartos, 105 m² por R$ 1.180.000
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Brás, São Paulo - SP
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A Estação do Brás ficou nessa condição de solitária no bairro por quase uma década, até que em 1875 foi inaugurada a segunda da região, a chamada Estação do Norte, esta aberta por fazendeiros do Vale do Paraíba, para escoar sua produção de café para o mesmo porto de Santos. Esta segunda linha férrea vamos abordar em outro artigo à parte.
Voltando a primeira Estação do Brás, ela foi instalada na então chamada Rua da Cruz Branca. Essa rua seria renomeada em 1895 para Rua do Norte (em referência a outra linha ferroviária) e em 1916 para Rua Domingos Paiva, este último permanecendo até os dias atuais.
A estação antiga atualmente: Hoje é apenas mais uma entrada ao complexo da Estação Brás
Com o tempo a São Paulo Railway cresceu e esta estação passou a ser apenas mais um entre tantas do percurso de Santos a Jundiaí. Ela permaneceria separada da outra linha vizinha até o ano de 1946, quando a concessão governamental feita aos ingleses encerrou-se e tudo passou a pertencer à União, agora com o nome de Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ).
Na década de 1970 a linha da EFSJ foi repassada a pertencer à Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e juntamente com elas todas as estações, inclusive a pioneira do Brás. Apesar disso elas já estavam integradas, podendo de uma acessar a outra e vice-versa. Em 1979 a região ganharia uma terceira estação, ao fundo destas duas, também chamada Brás. Porém esta é do Metrô e por longos anos não era integrada com as de trem, sendo necessário comprar outra passagem para o embarque. Atualmente não há mais nenhuma restrição de baldeação entre as três linhas.
Detalhe do telhado na entrada da primeira estação do Brás (clique para ampliar)
Hoje todo o complexo das três estações pertence a CPTM, entretanto a última que passou para as mãos desta companhia paulista foi justamente a pioneira estação do Brás de 1867, cuja primeira matrícula do terreno estava em nome do Barão de Mauá, que foi quem convenceu o império a fazer a linha férrea. O repasse das mãos do governo federal para São Paulo ocorreu apenas em março de 2021.
A estação do Brás é tombada como patrimônio histórico de São Paulo.
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