Imóveis à venda Itaipu, Niterói
Itaipu apresenta registros de ocupação ocorrida há 8 mil anos colocar-se comunidades indígenas, vestuário célebre através de estudos realizados no Sítio Arqueológico da Duna Grande.
Lá foram observados restos de ossos e de utensílios primitivos, dos quais alterado compõem o acervo do museu arqueológico e funciona nas ruínas do Recolhimento de Santa Teresa (1764), ligado nas proximidades.
A propósito desse pasmado histórico, ressalta-se a construção em 1716 do rebanho de São Sebastião de Itaipu, monumento histórico-arquitetônico do município.
Os antigos habitantes tinham a pesca cintura de uma de suas atividades principais e foram expulsos pelos portugueses não impediente no período colonial.
A decompor de então, televisão início a exploração da gleba através da doação de sesmarias.
Mantendo a dela tradição pesqueira, além de analisar presenciado a propagação da prontidão agrícola nas fazendas que nem aí foram instaladas, Itaipu pertenceu ora ao município de Niterói, ora ao Município de São Gonçalo (1).
Uma outra tiro na região foi o desembarque clandestino de negros cativos na companhia de o abastecimento do bazar de escravos.
Já na década de 40 deste século, o desmembramento de três fazendas deu essência aos loteamentos e vieram a preparar a cercania de Itaipu.
A originar-se dos anos setenta, do modo pois em toda a Região Oceânica, Itaipu foi cenário de uma violenta inquietação migratória derivada de ostensivos bairros de Niterói, de outros municípios do nível e do centro da torrente de janeiro — afervorado zombaria construção da relação Rio-Niterói, como facilitou a ascensão à Niterói.
Inicialmente predominavam as moradias de veraneio. Aos poucos, Itaipu foi assumindo um ideal item residencial, quadra hoje um dos bairros de ilimitado aumento populacional do município.
O distrito foi constituído originar uma população de estratificação público diversificada, refletindo desta regra a projeto brasileira.
Para mais desta diversidade, predomina no presente uma população de condição média quão se estabeleceu em praticamente todas as áreas do bairro.
Quanto à população de ruína renda, existem dois grupos exagerado distintos quão se estabeleceram em períodos e situar consideração diferentes.
Um destes grupos é conjunto pelos pescadores do povoado famigerado aquele nem trinado de Itaipu, de ocupação amplo antiga.
Suas atividades tiveram azo na herança cultural deixada pelos indígenas do local. Hoje, porém, que grupo enfrenta inúmeros problemas sociais. O agigantamento populacional sucesso a angustiar da década de 70 e o inundação de
turistas trouxeram uma série de transformações no modo de espírito da funcionários de pescadores, o quanto resultou em dela descaracterização.
Entre suas modestas casas encontramos vários bares especializados em frutos do mar, era que, dos 21 bares existentes, escassamente 04 além pertencem a pescadores locais afinado a ALPAPI (Associação libertado dos Pescadores e Amigos de Itaipu). Houve uma mudança animoso de amizade na comunidade, influenciando jovens a não seguirem o ofício de seus pais.
Destino dos mais procurados na Região Oceânica de Niterói todos os finais de semana, a Praia de Itaipu é tudo isso – e muito mais. É um daqueles lugares que você tem que ir, não tem jeito.
Pequena – a Praia de Itaipu tem apenas 1.000 metros de extensão, à esquerda é delimitada pelo Morro das Andorinhas, que faz limite com a Praia de Itacoatiara.
À direita se encerra no Canal de Itaipu, que despeja as águas da Lagoa de Itaipu, logo ali do lado, e ainda faz limite com a Praia de Camboinhas.
Entre uma ponta e outra, bares e restaurantes para todos os gostos oferecem pratos e petiscos saborosos à base de frutos do mar, comprados ali mesmo na colônia de Pescadores – além de uma cerveja sempre muito gelada.
O igual bando que podemos destacar-se constitui a população quem se instalou desmedido recentemente em algumas áreas da orla da lagoa, iniciando, assim, um embrionário causa de favelização.
Existe, também, uma população de fineza média-alta instalada nos diversos condomínios residenciais horizontais e proliferaram na região a sair dos anos 80 e qual enfim presentemente se expandem ocupando, em algumas ocasiões, áreas de proteção ambiental, o porém tem gerado mudado conflitos ligado de as construtoras, os grupos ambientalistas e o autoridade público.
Em 1943, o arraial de Itaipu, aquela prática ao 2º Distrito do Município, foi reincorporado definitivamente a Niterói.
A menos de 1 hora do Rio de Janeiro e a cerca de meia hora do Centro de Niterói, nos finais de semana, chegue cedo, ela fica lotada. Há estacionamento pago nas cercanias, mas a disputa é grande.
Nas areias, mesinhas, cadeiras e guarda-sóis dos restaurantes convidam à preguiça, e você também pode fazer passeios de SUP, caiaque e banana boat, disponíveis para alugar principalmente nos meses de verão.
Como a Praia de Itaipu cresceu em torno da colônia de pescadores, quem chega de manhã cedinho tem um espetáculo à parte: os pescadores chegam com peixe fresquinho para vender no local, atraindo uma quantidade imensa de gaivotas, albatrozes e aves marinhas em geral.
Dicas do que fazer na Praia de Itaipu – Niterói
Mas a atração mesmo são as tartarugas, que frequentam as águas chegando bem pertinho dos banhistas. Da areia dá para ver as cabeças que sobem em buscam de ar. Lindo demais. Já à tardinha a atração é o pôr-do-sol, considerado o mais bonito da Região Oceânica.
Apesar de ser uma praia oceânica, as águas são normalmente bem calmas, atraindo crianças, idosos e o pessoal do Stand Up Padle (SUP). Também é comum ver lanchas, iates e escunas ancorados à espera dos petiscos dos bares e restaurantes.
Nos arredores, a Duna de Itaipu é testemunha já meio degradada da passagem dos primeiros habitantes indígenas pela área.
Mar: Calmo, com águas claras e frias
Areia: Branca e firme
Público: Famílias e esportistas além dos pescadores locais
Modalidade: SUP, banana boat, jet ski
Dicas:
Não deixe de visitar o Museu de Arqueologia de Itaipu, logo na entrada da colônia de pescadores. Há artefatos resgatados ao longo de muitos anos e que contam a história do local.
O próprio museu fica nas ruínas de um antigo convento carmelita.
Trilhas: É possível fazer uma trilha que sai da Praia de Itaipu e sobre o Morro das Andorinhas, saindo na Praia de Itacoatiara.
Onde comer: Muitos bares e restaurantes, alguns poucos quiosques e muitos ambulantes da areia.
Onde ficar: Casas de aluguel para temporada, algumas pousadas na Estrada Francisco da Cruz Nunes, que atravessa Itaipu e leva à praia.
Praias próximas: Praia de Itacoatiara, Camboinhas, Piratininga.
A praia de Itaipú está localizada na região oceânica de Niterói, sendo a única praia oceânica do município a ser caracterizada por suas águas bastante calmas, que ocorre devido a formação de enseada dessa praia.
É principalmente devido a tranquilidade dos mares de Itaipú que esta praia se apresenta como um grande atrativo, sendo bastante seguro tanto para o lazer, quanto para embarcações que utilizam os mares de Itaipú como porto.
É devido a essa característica que Itaipú abriga uma das maiores colônias de pescadores de Niterói.
Entre os atrativos encontrados na região estão as dunas, o museu arqueológico de Itaipú, a Lagoa de Itaipú, além do caminho ecológico do Morro das Andorinhas, do Parque Estadual da Serra da Tiririca.
Outros atrativos ficam por conta das festas que ocorrem no bairro, entre as quais merecem destaque a tradicional festa de São Pedro, o Motofest, o Niterói Folia e a Festa de Carnaval da Avenida Central.
O local é muito bem servido, hoje conta com um comércio bastante variado, diversos restaurantes especializados principalmente em frutos do mar, além de algumas pousadas
Conheça um pouco mais sobre Itaipú:
Itaipú, cujo nome significa “barulho de água nas pedras”, é um bairro residencial de Niterói, que atraiu muitos moradores nos últimos anos.
A chegada de novos moradores, a maior parte de classe média e alta, fez com que a região passasse a apresentar novas casas e imponentes condomínios, que entram em contraste com as antigas moradias da colônia de pescadores.
Itaipu faz parte da Região Oceânica de Niterói e está próximo das praias de Camboinhas, Itacoatiara e Piratininga, que são verdadeiros paraísos pra quem busca tranquilidade próximo da natureza.
As areias da praia de Itaipu, que possui 1.000m de extensão, estão repletas de bares que oferecem diversas opções de frutos do mar, abastecidos por uma colônia de pescadores.
Suas principais atrações turísticas são: a Praia e a Lagoa de Itaipu, as Dunas, o Museu de Arqueologia, a Igreja de São Sebastião de Itaipu e o Parque Estadual da Serra da Tiririca.
Também vale a pena conhecer o centro da cidade de Niterói, onde a vida noturna é mais agitada, repleto de restaurantes e onde fica o Museu de Arte Contemporânea.
A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói – FAN, está preparando uma grande programação cultural para celebrar os 440 anos da cidade.
A festa contará com show da consagrada cantora Maria Rita e a estreia do espetáculo Romeu & Julieta, da Companhia de Ballet da cidade, na Praia de Icaraí; apresentação do cantor Geraldo Azevedo, no Teatro Popular Oscar Niemeyer; uma "Tomada Cultural", com diversas atividades artísticas, no Campo de São Bento e até uma edição especial do projeto Arte na Rua, em Pendotiba e Icaraí.
A agenda inclui, ainda, o projeto "MAC nas Praças", a "Semana da Consciência Negra" e dezenas de outros eventos envolvendo música, teatro, literatura, artes plásticas, história, dança etc., distribuídos pelos espaços culturais do município.
E mais, a partir deste mês de novembro, os moradores da cidade ou nascidos em Niterói terão gratuidade de entrada no Museu de Arte Contemporânea – MAC.
Basta apresentar a Carteira de Identidade ou um comprovante de residência.
Confira alguns destaques:
No dia 12 de novembro, terça-feira, às 18h, a Niterói Livros lança o cordel "Niterói 440 anos de sorrisos", no Museu Janete Costa de Arte Popular. Produzida pelos cordelistas João Batista Melo e Sepalo Campelo, a obra aborda temas vibrantes do município, como as belezas das praias, os marcos naturais, os monumentos de Oscar Niemeyer, além da história da cidade e a identidade alegre do niteroiense.
Uma xilogravura do artista Erivaldo Ferreira ilustra a capa do trabalho, que tem a curadoria de Fernando Assumpção. A noite de lançamento contará com a apresentação do repentista Miguel Bezerra.
No dia 16 de novembro, sábado, será realizada uma verdadeira "Tomada Cultural do Campo de São Bento", em Icaraí, onde haverá intervenções artísticas gratuitas, envolvendo música, literatura, teatro, circo, artes plásticas e dança, das 9h às 18h.
Também no dia 16, a partir das 9h, o projeto "Memória na Rua" vai promover instalações de 30 imagens (de 1908 a 1960) do acervo fotográfico do Departamento de Documentação e Pesquisa - DDP-FAN, em praças de cinco regiões da cidade:
Barreto (Praça do Barreto), Boa Viagem (MAC), Centro (Praça do Rink), Ingá (Praça Cesar Tinoco) e Icaraí (Campo de São Bento e Getúlio Vargas).
Maria Rita, dia 23 de novembro, sábado, a partir das 18h, na Praia de Icaraí. Clique para ampliar
Na quarta-feira, dia 20, será realizada uma edição especial do "Palco Niterói Discos", às 19h, no Solar do Jambeiro, com a participação de artistas que já gravaram pelo selo, como Sérgio Chiavazzolli, Kiko Continentino, Marcelo Martins, entre outros.
No dia 21, a partir das 18h, o cantor e compositor pernambucano Geraldo Azevedo vai mostrar sucessos de sua carreira, na Praça do Teatro Popular, no Centro. O show, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e o SESI Cultural, será aberto ao público e gratuito.
No dia 22 de novembro, sexta-feira, dia do aniversário de Niterói, a celebração começa às 10h com uma missa solene, na Igreja São Lourenço dos Índios.
Já na Praia de Icaraí, às 18h, haverá a estreia do espetáculo "Romeu e Julieta", assinado pelo coreógrafo português André Mesquita e com direção de Pedro Pires.
A abertura contará com a apresentação da Cia. Caetano de Dança, da Cia. Fresh Bones, do Grupo Arte de Dançar e da ComRua Companhia de Dança.
O ponto alto da festa na Praia será no dia 23 de novembro, sábado, a partir das 18h, com a cantora Maria Rita, que promete fazer um show inesquecível, apresentando um repertório com o que há de melhor na música popular brasileira e composições de Elis Regina e Gonzaguinha.
As bandas niteroienses Bloody Mary & The Munsters e Brazilian 2wins abrem esta noite de shows.
A programação continua até o dia 30 de novembro, quando será realizada uma edição especial do projeto "Arte na Rua", que promoverá 18 apresentações artísticas distribuídas pela Praça do Largo da Batalha, das 11h às 18h30, e por quatro esquinas da Rua Moreira César, em Icaraí, das 11h às 19h30.
Programação Completa:
- TEATRO: "Niterói em Cena" – o Teatro Popular Oscar Niemeyer abrigará a 6ª edição do Festival Niterói em Cena com uma extensa programação gratuita: cenas curtas para criança e adultos e uma homenagem especial a Augusto Boal, dramaturgo e encenador mundialmente conhecido por seu método do Teatro do Oprimido. Sempre às 20h. No dia 2 e 3/11, sábado e domingo, excepcionalmente, será às 17.
- EXPOSIÇÃO: Abertura da mostra "Niterói – Cidade ilustrada", às 19h, no Solar do Jambeiro (Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá). A exposição, que traz as formas da cidade enaltecidas pelas aquarelas do artista plástico e ilustrador gaúcho Joaquim da Fonseca, pode ser visitada até o dia 30 de novembro, sempre de terça a domingo, das 10h às 18h. Gratuito.
- LITERATURA: Lançamento do livro "Niterói Pede Passagem", no Solar do Jambeiro (Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá), às 18h. Produzido pela Niterói Livros, a antologia reúne grandes nomes da literatura nacional – que em algum momento de suas carreiras citaram Niterói em suas obras. Gratuito
- EXPOSIÇÃO: A Sala Carlos Couto (Rua Quinze de Novembro, 35, Centro) recebe, a partir das 19h, uma exposição de objetos do jornalista Carlos Ruas, cujo trabalho constitui um dos mais completos panoramas da vida niteroiense. A mostra reúne equipamentos como a primeira máquina fotográfica (1950) do jornalista, sua máquina de escrever (1960), além de fotografias e materiais veiculados pela imprensa das diversas décadas de atuação do profissional em jornais como o "Correio Fluminense" (1958), "Tribuna" (1961), "Diário do Comércio" (1961), "Diário do Povo" (1961), "O Estado" (1954) e as revistas "Atualidade" (1954) e "Guanabara Fluminense" (1954). Curadoria Teca Nicolau. A noite de abertura da exposição terá a apresentação especial do Coral Cênico da Escola de Teatro Martins Pena.
A mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h; e aos sábados e domingos, das 15h às 18h, até o dia 15/12. Gratuito.
- EXPOSIÇÃO: O evento "Irradiação - MAC nas Praças!", promovido pelo Museu de Arte Contemporânea de Niterói, vai levar, das 10h às 16h, para o Horto do Fonseca (Alameda São Boaventura, 770) quatro obras de arte (réplicas), dos artistas contemporâneos Ernesto Neto, Raul Mourão, Jarbas Lopes e Felipe Barbosa. Gratuito.
- MÚSICA: Concerto lírico no Solar do Jambeiro (Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá), às 17h. Apresentação dos alunos de canto da professora Julia Russell, com o objetivo de levá-los a inédita experiência da relação palco-plateia. Gratuito.
Niterói, 440 anos de sorrisos.
EXPOSIÇÃO: O Museu Janete Costa de Arte Popular (Rua Presidente Domiciano, 178, Ingá) recebe, a partir das 17h, a exposição "KEIKO MAYAMA: os sentidos da vida". A mostra, comemorativa dos 25 anos do ateliê da ceramista em Niterói, reúne trabalhos da artista, seus alunos e colaboradores do Instituto Benjamin Constant, do Hospital Universitário Antônio Pedro e dos promotores do Encontro de Ceramistas de Paraty. Visitação de terça a domingo, Das 10h às 18h. Gratuito.
- LITERATURA: Lançamento do cordel "Niterói, 440 anos de sorrisos", no Museu Janete Costa (Rua Presidente Domiciano, 178, Ingá), às 18h. Produzida pelos cordelistas João Batista Melo e Sepalo Campelo, a obra aborda temas vibrantes do município, como as belezas das praias, os marcos naturais, os monumentos de Oscar Niemeyer, além da história da cidade e a identidade alegre do niteroiense. Uma xilogravura do artista Erivaldo Ferreira ilustra a capa do trabalho, que tem a curadoria de Fernando Assumpção. A noite de lançamento contará com a apresentação do repentista Miguel Bezerra. Gratuito.
Capa e 4 de março de 1974 anunciando a inauguração da Ponte Rio-Niterói. Clique para ampliar
- EXPOSIÇÃO: Abertura da exposição "Capas Históricas", às 19h, na Sala José Cândido de Carvalho (Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá). A mostra comemora os 440 anos de Niterói trazendo 20 capas históricas do jornal O Fluminense. Com curadoria de Desirée Monjardim, vai até o dia 20 de janeiro de 2014 e celebra também os 135 anos do periódico, que é porta voz de toda a região, divulgando fatos importantes, nos últimos três séculos. Visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h. Gratuito.
- MÚSICA: Semana da Consciência Negra - Show da banda carioca Black Rio, às 20h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro). O repertório valoriza a levada funk misturada ao samba, jazz e outros ritmos brasileiros. Entrada: 1kg de alimento
- DANÇA/MÚSICA: Semana da Consciência Negra - Arte na Rua especial com Roda de Rua de Capoeira Angola, às 17h, no Jardim São João, no Centro. Gratuito
- EXPOSIÇÃO: O projeto "Memória na Rua" vai promover, a partir das 9h, instalações de imagens da cidade, de 1908 a 1960, do acervo fotográfico da Fundação de Arte de Niterói, em cinco regiões da cidade: Barreto (Praça do Barreto), Boa Viagem (MAC), Centro (Praça do Rink), Ingá (Praça Cesar Tinoco), Icaraí (Campo de São Bento e Getúlio Vargas). Gratuito.
- DIVERSOS: O projeto "Tomada Cultural" reúne artistas no Campo de São Bento, em Icaraí, das 9h às 18h. Serão oferecidas atrações envolvendo artes plásticas, música, literatura, teatro, circo e dança. Gratuito.
- EXPOSIÇÃO: O evento "Irradiação - MAC nas Praças!" vai levar para o Campo de São Bento, em Icaraí, quatro obras de arte (réplicas), dos artistas contemporâneos Ernesto Neto, Raul Mourão, Jarbas Lopes e Felipe Barbosa. Das 10h às 16h. Gratuito.
- MÚSICA: Concerto Lírico com a soprano Belkiss Campos e com o tenor Giuseppe Mauro, acompanhados, ao piano, pela Maestrina Dília Tosta, no Solar do Jambeiro (Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá), às 17h. Gratuito.
- MÚSICA: Semana da Consciência Negra - Arte na Rua especial com apresentação do grupo Negros e Vozes, às 10h, no Campo de São Bento (Pista de Patinação), em Icaraí.
- DANÇA: Inauguração da sede da Cia de Ballet da Cidade de Niterói, às 19h, no Abrigo dos Bondes (Rua Marquês de Paraná, n° 100), no Centro. Gratuito.
- MÚSICA: Semana da Consciência Negra - Arte na Rua especial com apresentação de Standards de Jazz, às 18h, na Rua Moreira César esquina com Rua Miguel de Frias, em Icaraí. Gratuito.
- CINEMA: XII Araribóia Cine - O tradicional Festival de Cinema, que acontece todos os anos junto ao aniversário da cidade, em 2013 terá como tema "Tudo aqui tem o seu lugar" e ocupará diversos espaços do município, levando a sétima arte aos niteroienses. Informações: www.arariboiacine.pro.br
- MÚSICA: Edição especial do "Palco Niterói Discos", no Solar do Jambeiro (Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá), às 19h, com a participação de artistas que já gravaram pelo selo, como Sérgio Chiavazzolli, Kiko Continentino, Marcelo Martins, Marcus Nimricther entre outros. Gratuito.
- MÚSICA: Semana da Consciência Negra - Arte na Rua especial apresenta "Tributo a Cartola", às 17h, no Largo da Batalha. Gratuito.
Geraldo Azevedo, dia 21, a partir das 20h, na Praça do Teatro Popular. Clique para ampliar
- MÚSICA: Show com o cantor e compositor Geraldo Azevedo, às 20h, na Praça do Teatro Popular Oscar Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro). Projeto desenvolvido em parceria com o SESI Cultural. Gratuito.
- LITERATURA: Poesia Passageira - Cada ônibus da cidade terá quatro poesias, em seus vidros, levando um pouco de arte durante os caminhos dos cidadãos. Para o lançamento do projeto foram escolhidos alguns dos maiores poetas brasileiros e portugueses, que fazem parte da formação da cultura brasileira.
- DANÇA: A Companhia de Ballet de Niterói apresenta o espetáculo "Romeu e Julieta", a consagrada história de Shakespeare, com coreografia assinada pelo português André Mesquita, a partir das 18h, na Praia de Icaraí. Na abertura, haverá a apresentação da Companhia de Dança Carlos Caetano, da Cia. Fresh Bones, do Grupo Arte de Dançar e da ComRua Companhia de Dança. Gratuito.
- SHOW: Apresentação da consagrada cantora Maria Rita, em comemoração aos 440 anos de Niterói, às 18h, no palco montado na Praia de Icaraí. No repertório, músicas de Elis Regina e Gonzaguinha. A abertura do show será com os grupos da cidade Brazilian2Wins e Blody Mary & The Munsters.
- EXPOSIÇÃO: O evento "Irradiação - MAC nas Praças!" vai levar para o Parque Palmir Silva, no Barreto, quatro obras de arte (réplicas), dos artistas contemporâneos Ernesto Neto, Raul Mourão, Jarbas Lopes e Felipe Barbosa. Das 10h às 16h. Gratuito.
- DANÇA: Apresentação do espetáculo "Romeu e Julieta", da Companhia de Ballet de Niterói, no Teatro Popular Oscar Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro). Sábado e domingo, às 20h. Ingresso: R$ 20.
- MÚSICA: O Grupo Flor do Canto celebra 6 anos de carreira no Solar do Jambeiro (Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá), às 17h, e traz um repertório, que vai de Cartola ao Rappa, com arranjos feitos para vozes femininas. Gratuito.
- DIVERSOS: Ato-Show pela verdade, memória e justiça - Uma atividade político-cultural, em parceria com a Comissão da Verdade em Niterói - CVN e o DCE-UFF, que marca os debates sobre a repressão no período da ditadura militar e nos dias de hoje. Através de inserções artísticas, com artistas da cidade, pretende-se abordar questões relacionadas as violações dos direitos humanos de "ontem e hoje", entremeado com debates e depoimentos de pessoas que sofreram ou sofrem repressão, como mote a
pergunta: "Cadé o Amarildo? Cadé o Fernando?". Às 18h, no Teatro MPB4 - DCE UFF.
- MÚSICA: "Festival de Jazz de Niterói". Evento multimídia que vai reunir nomes da música nacional e internacional como a cantora americana Alma Thomas, o duo Pedro Braga e Luiz Chaffin, a Jobim Jazz Orquestra entre outros, em Niterói.
A abertura será no dia 29/11, no Teatro Popular Oscar Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro).
Já no dia 30/11, será montado um palco para apresentações em plena Rua Moreira César (entre as Ruas Lopes Trovão e Otávio Carneiro). O encerramento será no domingo, dia 1º de dezembro, na área externa do Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC (Mirante da Boa Viagem, s/nº).
- EXPOSIÇÃO: O evento "Irradiação - MAC nas Praças!" vai levar para a Praça do Largo da Batalha, quatro obras de arte (réplicas), dos artistas contemporâneos Ernesto Neto, Raul Mourão, Jarbas Lopes e Felipe Barbosa. Das 10h às 16h. Gratuito.
- TEATRO/LITERATURA: Considerando a língua portuguesa como elemento constituinte da identidade brasileira e da formação da cidade, o Solar do Jambeiro (Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá) recebe o espetáculo "Cartas portuguesas", às 19h, onde três mulheres executam diferentes leituras de uma mesma personagem.
- DIVERSOS: O projeto "Arte na Rua" terá uma edição especial, em comemoração aos 440 anos de Niterói, e vai realizar vários shows com artistas da cidade e de diversos segmentos culturais, em Icaraí e no Largo da Batalha.
No bairro de Icaraí, as apresentações acontecerão em quatro esquinas da Rua Moreira César, são elas: Belizário Augusto, Mariz e Barros, Pereira da Silva e Miguel de Frias, das 11h às 12h30; das 15h às 16h30 e das 18h às 19h30. Gratuito
Já no Largo da Batalha, as apresentações serão realizadas na Praça do Largo da Batalha e no Mercado Popular, das 11h às 12h30; das 15h às 16h30; e das 17h às 18h30.
Você que está a procura de um imóvel aqui, considere venda imóveis em na Rua Doze - Itaipu , Niterói - RJ não só como uma moradia, mas também como potencial investimento para o futuro. Sobre investimento, fique atento ao mercado de imóveis e suas centenas de oportunidades. Utilize os filtros de busca do Dreamcasa e encontre o imóvel que deseja na medida certa para você.